quarta-feira, 4 de agosto de 2010

fotografia - criando imagens com light painting

"Quando se deseja criar uma imagem de light painting o primeiro passo é pensar o espaço como potência pura, é a fonte que brota toda a criação , no momento em que você tem a conciência pura da idéia você pode se expressar no espaço do não-manifesto ao manifesto. O que é verdadeiro? A sua idéia é potencia pura que precisa ser controlada e coordenada para abranger o universo da idéia." Angelo C. Meneghetti
Angelo
Kátia
Andressa
Lucas e Andressa
Aline Gustavo
Andressa Natali
Angelo e Andressa
Quando se deseja criar uma imagem de light painting o primeiro passo é pensar o espaço como potência pura, é a fonte que brota toda a criação , no momento em que você tem a conciência pura da idéia você pode se expressar no espaço do não-manifesto ao manifesto. O que é verdadeiro? A sua idéia é potencia pura que precisa ser controlada e coordenada para abranger o universo da idéia.
O trabalho conjunto opera por meio de trocas dinâmicas, mesmo que a idéia parta de um, ela precisa ser aceita pelo todo para que o conjunto opere em harmonia. Não se iluda, o que você produzir é o que vai sair como produto, a idéia pode ou não funcionar, nem sempre o produto sair exatamente como imaginamos, e quanto mais praticarmos, maior a chance de se obter boas imagens. Não tenha medo de tentar, a inteligência opera pelo mínimo esforço, sem ansiedade para que o conjunto trabalhe em harmonia. A criação é a intenção, o desejo, o que você quer criar? qual a sua idéia? ... respondendo a isto todo o mecanismo para a sua realização se organizará naturalmente. A incerteza do produto final é a libertação da idéia, é a ilusão dos velhos condicionamentos mentais que nos liberta para o campo de todas as possibilidades... uma imagem singular, um momento único. Divirta-se. A última dica, depois da imagem captada digitalmente, esta pode ser trabalhada para corrigir a imagem, conferir tons de cores, dar um zoom para que o espaço trabalhado esteja apropriado tirando as sobras indesejadas e aumentando o brilho de imagens escuras.






Ângelo César Meneghetti

domingo, 1 de agosto de 2010

Kirigami no Museu de Artes de Londrina











Como todo ano, volto mais uma vez ao Museu de Artes de Londrina para ensinar o kirigami, a arte de dobrar e cortar papéis. O total de 78 pessoas de todas as idades participaram de nove oficinas cujos conteúdos abordaram os kirigamis assimétricos (cavalo marinho, dragão) e simétricos, como kirigami tridimensional de simetria bilateral (borboleta, passaro, dino, elefante, girafa, gato, cachorro, morcego, coelho, dragão, rinoceronte, rena etc... ensinei multiplicação e suas aplicações para a terceira dimensão ( homens de mãos dadas, flores de folhas dadas, estrelas, etc... enfeites, arvores de natal etc...) e kirigami geométrico ( piramide, casa, estrela tridimensional. balão, cubo etc...).




O público heterogêneo era composto de crianças, jovens e professores sendo que alguns participaram de apenas uma oficina e um grupo participou de 3 oficinas com a finalidade de aprender mais sobre esta arte.




É sempre um prazer ensinar a pessoas interessadas, que aos poucos vão digerindo estas informações fazendo brotar a semente que foi plantada neste evento.